A Depressão De Freud E Seu Desejo Inconsciente

Judeu Ateu, aos 67 anos Freud teve uma agressiva depressão. Sofreu, incomensuravelmente, por ter perdido seu neto amado. O pai da Psicanálise trabalhava por pura necessidade, já que não tinha mais o prazer que é o bem-viver. Um grande homem submisso a uma grande perda. Um homem que sequer acreditava na sua própria existência. Como ser movido pelo inconsciente ou consciente ou, ainda, pré-consciente se o próprio motivo de existir está fraco por razões consequenciais?
FRAQUEZA?

_________

É na dor que, infelizmente, sentimos o poder que temos. Gente fraca essa que tenta esconder suas dores, que não admite a derrota e que finge o tempo todo só para não se submeter à glória que é a perda. Eu não quero, você não quer: ninguém quer perder nada e nem ninguém, nunca! E isso, é mais uma prova de que sempre seremos incompletamente livres... Presos às emoções, aos fatos, às manias, aos instintos, às leis (
secas ou cheias de nexos) e por aí vai... Ainda bem que você não é 'preso' e certamente não quer a glória. Preso, perda, glória. Lembra? Hoje você quer, como sinônimo lamentável de vida, passar mais um dia. Por sorte, você consegue o insucesso.
A vida se dissipa como uma gota de água no sol do meio-dia
, disse um desconhecido. São martírios, conflitos íntimos que te fazem infeliz por dez segundos, um minuto, 50 meses ou 20 anos. Por que será? Todo mundo, enquanto morto, fecha os olhos (ou não), e enquanto vivo, ainda que de olhos bem abertos, não enxerga... Uma pena, talvez. Queria entender porque mesmo tendo 'tudo', estás incompleto. Freud era o maior. A única lástima foi ter entendido a essência da vida, apenas poucas navegadas antes do fim do mar. Quero entender, discutir, aprender. Ainda bem que sou apenas um pequeno ser humano, e não Deus. Em outras épocas não, mas fico quieto no vão que está, agora, minha mente nada insólita e bastante.


Sem esse papo de vice-versa e pronto, você é o razão e eu sou o tempo.

Comentários

Samuel Bryan disse…
tem uma maxima em cavaleiro dos zodiacos (sim, cavaleiros do zodiaco, espera eu terminar ok?), em que Shaka diz mais ou menos o seguinte:
"As flores nascem e depois murcham... as estrelas brilham, mas algum dia se extinguem.... comparado com isso, a vida do homem não é nada mais do que um simples piscar de olhos, um breve momento. Nesse pouco tempo, as pessoas nascem, riem, choram, lutam, são feridas, sentem alegria, tristeza, odeiam alguém, amam alguém.Tudo isso em um só momento."

inevitavelmente eu lembrei disso...
abraços
Anônimo disse…
"seremos incompletamente livres... Presos às emoções, aos fatos, às manias, aos instintos, às leis (secas ou cheias de nexos) e por aí vai..."
Por isso, acredito q só a LOUCURA LIBERTA, pois ela é o que rompe com os padrões e as possíveis certezas.

Tá cada dia melhor...PARABÉNS!!!

BJU
Bell Bastos disse…
Booooom Maicom, tem um meme pra você lá no meu blog viu?

Te espero por lá.
Beijos,
Bell.
Queria ver se Freud seria capaz de explicar as coisas hj em dia...

ps: odeio essas letrinhas de verificação e tenho certeza q Freud tbm odiaria, ok?

;-)
Alex Alves disse…
Pois é, meu caro Maicom... sumi, não foi?
Mas mesmo sumido pude contar com a sua ilustre leitura às minhas palavras sobre o serviço público. Concordo com você: temos muito, muito a melhorar no que diz respeito à qualidade no serviço público. Estou longe de ser perfeito, mas procuro fazer a minha parte.
Quanto à sua postagem, para mim o trecho "e enquanto vivo, ainda que de olhos bem abertos, não enxerga..." foi fantástico.
Hoje vou me divertir um pouco aqui, devo ir com a minha esposa para um pub onde minha cunhada vai comemorar o aniversário dela. Pelo menos por hoje, nada de pensar em carreira, política, estudos e trabalho.
Divirta-se por aí também!
Aquele abraço!
Anônimo disse…
Muuuito bom!

:*
Luara Quaresma disse…
Creio que faria Freud chorar.
Anônimo disse…
Lindoooooooo!!!!!!
Texto bacana de gente bacana... Quando e q vc vai dizer sim pra mim, hem? ehehheheheh

Adoro tu.
Anônimo disse…
adorei o blog
bjos
Anônimo disse…
kd tuh, hem?
Ulisses Lisboa disse…
achei digno, o texto.
e legal o blog ;)
e-Chaine disse…
Cavaleiros do Zodíaco, ehuheue... Vc como sempre me surpreendendo. Talvez a máxima, 'estivesse' muito além dos cavaleiros... Se é que me entende, rapaz, ehuehueh... Obrigado, Samuel.

Elis Regina Aquino Eluan.
Fofa demais!

Bell, responderei depois, ok? Obrigado pelo carinho.

Fred, vou ver o que posso fazer por vc, ehuehu...

Arcano e Ulisses, obrigado msm.

Abração,
ML
Adriano Queiroz disse…
Quantas coisa aí, hein.
Dá assunto para um mês.
Uma característica humana é a incompletude. Seremos sempre incompletos e eu acho isto bom, pq podemos aprender mais e mais.
Fraquezas e angústia são oportunidades de nós mudarmos.
Abraços.
Jannice Dantas disse…
Só quem perde alguém que ama é que sabe o tamanho da dor que sente. Imagino a dor do nosso filósofo ao perder seu neto, pois, a perda de um ente querido mais parece uma ferida que nunca cicatriza, vez por outra sangra e dói.
Anônimo disse…
Obrigado por Blog intiresny

Postagens mais visitadas