...E Para Ser Irônico, A Culpa É Da Adaptação!

O única problema em aceitar o mundo como ele é, está na dificuldade de se adaptar a ele. Isso acontece porque, antes de aceitarmos tamanha façanha, vacinamo-nos contra pensamentos retrógrados e falsamente desprovidos de repúdio. Explico. A maioria das pessoas só aceitam as diferenças por uma questão única e exclusiva de coação. Eu não acredito, de fato, que a adaptação tenha efeito erga omnes. Nem todos aceitam o 'disparate' de se adaptar a uma relação bissexual, por exemplo. Quem seria capaz de dividir o 'que é seu' (de direito!) com mais alguém? Egoístas sim, somos, porque aceitamos a desigualdade, a indiferença e a diversidade por uma questão de bem-estar pessoal. É bonito, chique e está na moda ser moderninho. Acredite. A história é mais trágica do que se possa imaginar. Para se ter uma ideia, 90% das famílias não aceitam que alguns de seus membros (como filhos, enteados e afins) ajam ou utilizem-se de uma conduta alheia aos costumes estereotipados. É como se o fato de se adaptar a uma realidade, ordinariamente, fosse menos desprezível do que aquele que não só inviabiliza toda e qualquer atitude reprovável aos olhos de uma sociedade certa, precisa e sem pecados (porque todos, claro, possuem passaporte confirmado para o céu), como aquele que reprime e instiga à desordem. É feio e reprovável arrotar alto em um restaurante, mas é menos feio dizer 'eu aceito as diferenças' sem ao menos saber o que é ser ou ter uma ideia diferente de mundo, opinião ou quaisquer outras características que auxiliam no descobrimento da personalidade.
A revista 'Super Interessante' deste mês, vem falando sobre 'O Segredo De Ser Você', cuja capa tem um rosto, em branco, para você completar com a foto que melhor prover (tá legal, eu fiz isto). Rodrigo Rezende, o autor da matéria supradita, disse que tudo está ligado aos nossos ancestrais (ou seja, os grandes culpados por eu está aqui, enchendo suas cabeças, são meus bisavós e vocês têm todo o direito de não perdoá-los, por isto). A interpretação de tudo é única, mas a atitude de querer interpretá-la não. Agora, pensem. Se nós não somos culpados por sermos, algumas vezes, medíocres, hipócritas e egoístas - e aos nossos ancestrais, nem a morte podemos mais desejar - o que devemos fazer? Como esta crônica não se trata de um manual de instruções, deixo-vos, ao menos e se Deus quiser, a reflexão. Eu acredito, agressivamente, numa possibilidade que não esteja ligada a uma perspectiva primitiva dos meus antepassados.
_________

Comentários

Ana disse…
É, MAicom, infelizmete vc tem razão...
Beijão,
Ana.
Fernanda disse…
Gatiinho, saudade de ti, oh!
Raapz, esse povo é fogo mesmo e a gente pensa que presta! Por isso que a opinião dos outros, não importa mais pra mim.

Beijão, querido.
Dois Rios disse…
Maicom,

Eu diria que somos causa e efeito. E somos também, principalmente em público, o que não somos. Seguimos regras comportamentais, buscamos a aprovação de quem nos rodeia e isso faz em nós um outro ser.
Quanto a sermos egoístas, hipócritas, etc, se tem a ver com os nossas ancestrais, pode até ser. Eles soltaram a pipa e nós ficamos aqui dando a linha.

Beijo,
Inês
Carlos Antônio disse…
Muuito bom, mocinho!
Perfeito²!
aM.Mt.
Até mais.
Dois Rios disse…
Cadê você, menino? Eu vim aqui me desculpar pela ausência e eis que percebo que você anda mais ausente do que eu.

Beijo,
Inês
Anônimo disse…
Vc é fofo, Maicom. apaixonei, kkk..
Abração.
ClaudiaRS disse…
Ironia é vc morar tão longe de mim, rs.
Beijo meu lindo.
Adriana B. disse…
Parabéns pelo vestibular.o texto ta lindo.
Vc merece amigo, saudade.bjo.

Postagens mais visitadas