Apogeu

E dos sonhos que sonhara, nem o cobertor trouxera. Bem-vindo ao futuro e a um lugar, já, habitável e não menos convencional.
O que é pior? Amar e não ser amado ou não ser capaz de amar?
Hoje, o mundo anda bem diferente. Diria. Apressado. Talvez, até demais. Não se ouve questionar o quanto um dia demora para acabar; não se vê chuvas em verão ensolarado e tardes tranquilas. Telecine e HBO? Aos domingos e se quiser. Observa-se menos, busca-se mais. Calma! Eu também já superei essa fase. Dissertar acerca da soberba, do orgulho, falsas amizades, ambição ensurdecedora e outras história afins, não pertence mais a esta pobre mente que vos exprime. É da realidade que quero falar. Da outra realidade. Da realidade mais madura e objetiva.
Borboletas migram. O terceiro mundo deixa de ser terceiro muito e vira 'pseudoterceiromundo'. Quem era satisfeito, no entanto... Silvio Santos viu a coisa preta e Preta Gil se ofendeu com o tal deputado que de tanto falar a verdade, vai acabar dando-se mal. É isso, gente. O mais cômico é saber que o mundo anda regredindo imaginando estar progredindo. Mudamos. Claro! As concepções passaram a ser outras. E como diria o autor, "como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos muito bem". Tudo aquilo é feio, estranho e antiético. Tudo aquilo é tolerável, bonito: anormal? O que é ser normal, ora bolas? Todos nós sabemos o que é ser normal. Como é bacana ler no Facebook algo do tipo, "...Mas, livrai-me do senso comum!", e outros ainda arriscam com um "Amém!", no final. Como se isso os absolvessem de alguma coisa. Parem! Isso é feio. Estranho e anormal. Normal, caros leitores, é respeitar às pessoas. É pensar comumente e, modernamente falando, respeitar o desrespeito dos outros. Fugas e fingimentos. Apenas isso. E por falar em coisas deste mundo: José Alencar morreu, Lula deixou o poder (dizem as más línguas que não) e o Big Brother, quem diria, quis fadar ao fracasso. Ana Hickmann caiu no samba, a Sandy tornou-se 'devassa' e José de Abreu ganha prêmio de ator coadjuvante em "O Discurso Da Rainha" - ou será rei? -, permitam-me a ironia em duplo grau de jurisdição. Das dores que mais perturbam o mundo, o não respeitar respeitando, é a mais sonora e desconfortante. Sabe o que aflige à sociedade? Ouvir o que ela é: co-no-ta-ti-va. Os tempos estão outros e, desistam, o mundo não acabará em 2012. Jamais quem quer que seja, seria tão justo assim. Escatológico. Não? E a propósito. Biscoito de gergelim com linhaça dourada é tão bom quando misto-quente.
Morrer por amor, hoje em dia... surpreendentemente, existe! E daria até um filme digno de grandes bilheterias. Solidariamente, consigo enxergar algo bonito nisso. E você, morreria por amor? Entenda. Quem de nós não quer alguém legal, educado, gentil, romântico, 'que cheire bem e ouça Caetano'? Pois é. Só que nós, também, não somos tudo isso. Aprendemos a querer utopias que nem mesmo a gente consegue idealizar. Não é apologia às dores alheias. Não! Louvável faz-se quem pode e consegue amar sem nenhum tipo de julgamento vil.
Ah! Mundo. Mundo cruel e tirano. O que faz aqui, flutuando sobre minha cabeça?
Repito. O que é pior? Amar e não ser amado ou não ser capaz de amar? Mas, ...

...Quem levaria fardos,
Gemendo e suando sob a vida fatigante,
Se o receio de alguma coisa após a morte,
– Essa região desconhecida cujas raias
Jamais viajante algum atravessou de volta –
Não nos pusesse a voar para outros, não sabidos? (...)

Sim, William Shakespeare, meu querido. O pensamento, assim, acovarda-nos. Sonhar, sonhar... talvez, dormir? É isso, produção? Também, não! O mundo está invertido e Ofélia já morrera.
Continua indo devagar, agora... Bela. Ofélia.

_________
Até mais.

Comentários

Ana Paula disse…
Lindoooo.
Já pensou em publicar tuas crônicas em jornais Maicom?
Bjocas grandes. Saudade.
Fernanda disse…
Saudade de vc. Escrevendo muito, como sempre.
Camila disse…
Nossa que texto lindo! Maicom super parabéns, serio mesmo!

(L)


Ps. Adorei o '...Vou fazer um pedido a uma estrela e acordar em um lugar além das nuvens, onde os problemas se derretem como balas de limão. Bem pra lá, no topo das chaminés... é lá que você vai me encontrar...'

Postagens mais visitadas