Em Mil Pedaços

Vinte e quatro horas.
Respire fundo.
Respirou?
Tenho duas notícias para te dar. A primeira é que você tem, agora, menos uma respiração em sua vida e a segunda, e nao menos importante, é que como sabemos, você está vivo. Está?
Mas, o que significa estar vivo, afinal? Pra mim pode ser ir ao parque, correr, tomar água de côco e fazer basicamente nada. Estamos correndo para o fracasso, para o fim, para a morte, the end.
É incrível como há dias em que até a moça esperando o ônibus, com alguns pássaros cantando ao redor, torna-se louvável; é lamentável, pois, não termos tanto tempo para apreciar a iniquidade que um momento a olho nu não representaria.
A vida adulta está a beira de um colapso. Você precisa trabalhar, ser simpático, manter a postura, amar alguém, casar-se com esse alguém. Você precisa amar ao seu próximo e dar "bom dia", segunda-feira.
Freud, por exemplo, tentou explicar tantas etimologias da vida, da alma humana - e talvez tenha, de fato, conseguido com êxito -, mas não poupou o desperdício.
Existe muito desperdício. Há aqueles que amam e não são amados, aquelas que desejam e não realizam. Repito. Sozinho, quantos filmes assistidos? Quantas palavras de amor, quantas cartas (e-mails) de amor! E que bom que você descobriu o telefone do trabalho dela e pôde, enfim, importuná-la,  mostrar que se importa, que a ama e que apesar de tudo está disposto. Ex-ce-ção! Quanto ao resto, tudo perdido, guardado (ou seja, desperdiçado). Adultos fazem o que julgam certo e mesmo assim criam canalhices do tipo "felizes para sempre". Não tem como - é antítese. "E viveram felizes para sempre" é este momento, esse adormecer, a fotografia que você admira de si próprio, aquela briga com sua melhor amiga, o elogio que você faz a sua mãe, o 'eu te amo' propagado ao seu pai... a rejeição do seu amado. Viver feliz para sempre é saber, outrossim, que não se vive feliz pra sempre sequer um dia, dois minutos ininterruptos talvez. Entender que certas coisas vão acontecer independentemente de você ser precavido, responsável e educado.
Quer saber de uma coisa? Ame a si, ao próximo e acima de tudo ao seu bom senso porque o resto será necessariamente inevitável. O viver "feliz para sempre" é você dormir-acordar e, no meu caso, mais dormir que acordar. Super-heróis, à utopia. 

Comentários

Postagens mais visitadas